Instituto Pensar - Conversa Afiada e Nocaute anunciam fim de suas atividades

Conversa Afiada e Nocaute anunciam fim de suas atividades

por: Nathalia Bignon 


Foto: Reprodução

O site Conversa Afiada, iniciativa idealizada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, anunciou na última sexta-feira (31) o fim de suas atividades. Em um comunicado divulgado na própria página do site, os responsáveis afirmam que, embora tenham encerrado suas atualizações, continuará no ar para que as pessoas acessem os conteúdos produzidos ao longo de mais de uma década.

"Os artigos, as reportagens e os vídeos que tiraram o sono dos inimigos da democracia e dos vendilhões da pátria continuarão à disposição dos amigos navegantes”, afirma, em comunicado.


O texto de "despedida”, assinado pelo editor Leonardo Miazzo, retoma a história da plataforma e o seu papel ao longo do tempo, bem como rememora a importância de Amorim, falecido no dia 10 de julho de 2019, aos 76 anos, vítima de um enfarte.

"Por mais de uma década, este site idealizado, construído e mantido por Paulo Henrique Amorim e uma pequena – mas aguerrida – equipe serviu de bastião da luta pela formação de uma imprensa independente, progressista e destinada a combater em todas as frentes possíveis o PiG (e seus efeitos deletérios), os golpistas e os traidores da democracia brasileira. PHA foi pioneiro, um revolucionário nas chamadas "novas mídias”. Um colosso!”, traz em um trecho.

Leia também: Especialista sugere criminalizar fake news em eleições

O editor ainda destaca como as áreas da plataforma mostram a luta de Amorim pela liberdade de expressão, caso da aba "Não me Calarão” em que é possível acessar as batalhas judiciais as quais o jornalista teve de enfrentar. "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique, e, diante disso, PHA e o Conversa Afiada nunca fugiram à sua responsabilidade”, garante Miazzo.

O texto ainda revela o apoio que a plataforma teve ao longo do tempo, além de prêmios, e seguidores 1,13 milhão de seguidores no Facebook, 634,3 mil no Twitter, 690 mil no Instagram e 985 mil no YouTube.

Por fim, Miazzo usa o bordão de Amorim, a quem chama de ansioso blogueiro. "Vamos tocar o barco, hoje e sempre! Boa noite e boa sorte!”.

Fim do Nocaute

O blog Nocaute, do escritor e jornalista Fernando Morais, também anunciou o encerramento das atividades no sábado (1º). O texto de anúncio atrela a decisão à falta de um orçamento que possibilite a continuidade do projeto às perdas orçamentárias.

Fim do Nocaute. "O dinheiro era pouco e se acabou. Conseguimos sobreviver mais de três anos, sempre com a corda no pescoço. Temos repetido aqui o bordão de que ‘Tempos perigosos exigem jornalismo corajoso’. Mas fazer jornalismo e corajoso e independente tem um custo. A perda dos poucos anúncios que recebíamos e a queda na arrecadação tornaram impossível organizar um orçamento mínimo”, traz o texto.

Morais também agradece aos parceiros do blog, que chegava a alcançar mais de 400 mil pessoas por mês, e fala em voltar em outro momento. "Nenhum de nós jogará a toalha ou abandonará as bandeiras que nos uniram durante quase quatro anos: a luta pela democracia, pelos direitos dos trabalhadores, pela soberania nacional, pela regulação da mídia eletrônica e por uma sociedade em que a riqueza seja de todos, não de uma minoria”.

"Mas voltaremos, não tenha dúvida. Até a volta”, despede-se.

Com informações da Carta Capital



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: